Hospital Moinhos de Vento disponibiliza novos cursos a distância para capacitação em Pesquisa Clínica

23/04/2020

NOTÍCIAS

Banner da notícia


É por meio da Pesquisa Clínica - coleta de dados, incluindo exames e entrevistas - que pesquisadores de todo mundo estão mobilizados em busca do melhor tratamento para a Covid-19. Os estudos clínicos permitem avaliar a eficácia e a segurança de um novo tratamento ou procedimento antes de recomendá-lo em larga escala e disponibilizá-lo no mercado.

Com o objetivo de qualificar pesquisadores brasileiros para atuarem na área, o Hospital Moinhos de Vento e o Ministério da Saúde, via Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), disponibilizaram nesta semana novos cursos de extensão em Pesquisa Clínica. Os cursos são gratuitos, a distância e oferecem certificado de conclusão. Ao todo, serão oferecidos 14 cursos, totalizando 158 horas de aula on-line, sem exigência de pré-requisito para realização. Saiba mais em edx.hospitalmoinhos.org.br.

Cursos disponíveis:

1- Prática clínica baseada em evidências e o contexto da pesquisa clínica

Duração: 4 horas

Objetivo: apresentar ferramentas e princípios para a realização de busca de evidências em bases de dados, capacitar o aluno para a prática da pesquisa baseada em evidências científicas, abordar estratégias para elaboração de perguntas de pesquisa e avaliação dos níveis das evidências e contextualizar o aluno sobre como a pesquisa se conecta à prática clínica. Clique aqui e inscreva-se.


2- Ética em pesquisa clínica: aspectos práticos

Duração: 6 horas

Objetivo: proporcionar conhecimentos dos aspectos éticos de pesquisa e procedimentos regulatórios das pesquisas com seres humanos. Abordar os princípios bioéticos, sua ligação com a avaliação crítica de risco e benefício de um projeto, com a realização do consentimento, com o uso de placebo e com o planejamento de pesquisa com populações vulneráveis. Clique aqui e inscreva-se.


Em breve:

3- Elaborando um protocolo de ensaio clínico randomizado I: racional, objetivos e delineamento do estudo

Duração: 10 horas

Objetivo: proporcionar conhecimento para elaboração do racional do estudo (introdução, justificativa e questão de pesquisa), objetivos e delineamento de um protocolo de um ensaio clínico randomizado.


4- Elaborando um protocolo de ensaio clínico randomizado II: população, intervenções/exposições, randomização, desfecho e cegamento

Duração: 10 horas

Objetivo: apresentar a elaboração da metodologia de um protocolo de um ensaio clínico randomizado e abordar a construção do perfil populacional de um estudo e os elementos estruturais para a descrição da intervenção, randomização e cegamento no protocolo de pesquisa. Os desfechos e suas particularidades também são apresentados neste curso.


5- Elaborando um protocolo de ensaio clínico randomizado III: considerações estatísticas, éticas e operacionais 

Duração: 10 horas

Objetivo: abordar a elaboração da metodologia estatística, descrição dos aspectos éticos e operacionais de um ensaio clínico randomizado. Apresentar, ainda, a definição de variáveis, testes e plano estatístico, redação e entendimento dos princípios éticos. A elaboração de cronograma, orçamento e divulgação dos dados também são tópicos trabalhados no curso.


Nós utilizamos cookies neste site para melhorar a sua experiência de navegação e nosso desempenho, analisar como você interage em nosso site ou ainda para personalizar conteúdos. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.

REGISTRO DE INTERESSE

CONTATO