Pós-graduação em Psicologia Hospitalar, como pode ser útil para minha carreira?

03/07/2020

NOTÍCIAS

Banner da notícia

Realizar uma Pós-Graduação vai muito além de se especializar em uma área de atuação do seu interesse. Afinal, no mercado de trabalho, é cada vez maior o número de organizações que valorizam profissionais pós-graduados ou que, até mesmo, exigem essa formação para determinados cargos.


Nos hospitais e instituições de saúde, o psicólogo hospitalar é encarregado dos pacientes cujo quadro clínico influencia diretamente na sua saúde psicológica. Além disso, este profissional também atua orientando os familiares, para que possam se adaptar às condições do paciente e colaborar com o tratamento. 


Psicologia Hospitalar no enfrentamento ao novo coronavírus


O momento sensível e crítico da pandemia de coronavírus fez com que a solicitação por profissionais de saúde aumentasse, significativamente, em comparação a outros períodos em hospitais.


Por se tratar de uma doença que causou, e ainda causa, um grande impacto social, com repercussões físicas e emocionais, o psicólogo - sobretudo o psicólogo hospitalar - talvez tenha sido um dos mais solicitados. Além da crescente necessidade de suporte emocional ao paciente atingido pela Covid-19, foi a vez da equipe de saúde precisar, mais do que nunca, de suporte psicoemocional para enfrentar a pandemia. 


Nesse contexto, o papel do psicólogo hospitalar é oferecer acolhimento, apoio emocional e orientação aos profissionais de saúde, construindo estratégias que previnam o surgimento de sintomas de Burnout e sinais de esgotamento emocional em função da grande carga de trabalho realizada. Além disso, pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de quadros de ansiedade, depressão, transtorno de estresse pós-traumático e transtornos psicossomáticos.


Os caminhos até a Psicologia Hospitalar


Para trabalhar como Psicólogo Hospitalar, o candidato pode ter licenciatura ou bacharelado em Psicologia com pós-graduação em Psicologia Hospitalar.


A Pós-graduação em Psicologia Hospitalar da Faculdade Moinhos habilita o psicólogo para atuar em instituições de saúde e hospitais. Neste contexto, sua atuação ocorre em diferentes frentes, seja na inserção em equipe multidisciplinar e/ou no auxílio a pacientes e familiares no enfrentamento do processo saúde/doença. Além disso, o curso de Pós-graduação em Psicologia Hospitalar também é indicado para aqueles que desejam atuar no campo da pesquisa.


Áreas de atuação do profissional Psicologia Hospitalar


O psicólogo hospitalar pode ser encontrado em diversos setores dentro de um hospital, tais como:


• Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), UTIs Pediátricas, Semi-intensivas e Neonatais

• Pronto Atendimento

• Ambulatórios

• Centro Médico Cirúrgico (auxílio no pré e pós-operatório)

• Enfermarias em Geral (Adulto e Pediátrica)


Dentro de instituições de saúde, este profissional desempenha os papéis de:


• Avaliador psicológico de pacientes: emissão de laudos por meio de exame do paciente que viabilizem a compreensão da sua condição mental e que ajudem a definir a melhor maneira de lidar com o diagnóstico de determinada patologia, os tratamentos mais adequados e etc.


• Apoio psicológico a pacientes e familiares: geralmente os hospitais oferecem o suporte dos psicólogos hospitalares para ajudar todos os envolvidos a lidar melhor com determinada situação, assistindo não só o portador da doença, como também seus entes queridos na esfera mental e emocional.


• Suporte psicológico a profissionais de saúde: dá suporte a funcionários de hospitais e clínicas que estejam enfrentando dificuldades diárias com pacientes - além de auxiliar na recuperação do luto pela perda ou agravamento do quadro de pacientes por quem se afeiçoaram, entre outras situações difíceis.


Quando realizar o curso?


Pessoas com formação em Psicologia que estão em busca de redirecionamento na carreira podem optar por realizar a Pós-graduação em Psicologia Hospitalar, desde que atendam os requisitos de aprovação no curso.


Além disso, realizar um curso desses é muito útil em casos de aperfeiçoamento de habilidades e valorização de formação acadêmica, um dos primeiros tópicos abordados em triagens de candidatos no mercado de trabalho.


Para direcionar-se a essa área é muito importante ter um perfil voltado para trabalhos em contextos desafiadores e dinâmicos. Bastante proatividade, empatia e habilidade para trabalhar em equipe.


Na Faculdade Moinhos, o curso de Pós-graduação em Psicologia Hospitalar possui uma carga horária de 360 horas no total, e as aulas acontecem todas as sextas-feiras à noite e sábados pela manhã. As matrículas estão abertas.


Para mais informações sobre estrutura do curso, investimentos e financiamentos e instituições parceiras acesse: www.faculdademoinhos.com.br/posgraduacao/psicologia_hospitalar.


No site da Faculdade Moinhos você encontra essa e outras pós-graduações em diversas áreas de atuação da saúde. 


Nós utilizamos cookies neste site para melhorar a sua experiência de navegação e nosso desempenho, analisar como você interage em nosso site ou ainda para personalizar conteúdos. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.

REGISTRO DE INTERESSE

CONTATO