Faculdade Moinhos de Vento realiza Simpósio Internacional de Cardiologia

05/11/2020

NOTÍCIAS

Banner da notícia

Evento científico online e gratuito reúne principais nomes da cardiologia intervencionista mundial e vai discutir novas estratégias e dispositivos para doenças da aorta e da válvula mitral


O uso de procedimentos menos invasivos, com recuperação mais rápida e melhor qualidade de vida para os pacientes é uma realidade em diversas áreas da medicina. Na cardiologia, a sensibilidade e delicadeza do coração, órgão vital, há muito tempo exige a utilização de cateter em pacientes com alto risco para cirurgia, especialmente pela idade. Essas estratégias, somadas ao desenvolvimento de novos dispositivos cardíacos, ampliam as técnicas para outros cenários.

“Era um tabu falar em procedimento com cateter para doenças complexas em pacientes mais jovens, a partir dos 50 anos, com baixo risco cirúrgico. Isso está mudando. Começamos a usar e discutir também essas técnicas menos invasivas, que são seguras e com mortalidade muito baixa, em casos de estenose aórtica, tricúspide ou mitral, e também, mais recentemente, na insuficiência da válvula mitral — doenças nas quais as válvulas do coração ficam estreitadas ou não fecham normalmente, dificultando o fluxo sanguíneo”, explica o coordenador médico do Laboratório de Angiografia Cardiovascular do Hospital Moinhos de Vento, Marco Wainstein.

Para debater esses novos cenários, novas técnicas e dispositivos inovadores, a Faculdade de Ciências da Saúde do Hospital Moinhos de Vento realiza o Web Simpósio Internacional de Cardiologia, que fará uma abordagem sobre o tratamento de doenças valvulares com transcateter. O evento online, nos próximos dias 10 e 11 de novembro, vai reunir grandes nomes internacionais da cardiologia, entre eles o norte-americano Martin Leon, considerado um dos principais especialistas em Cardiologia Intervencionista do mundo. O alemão Eberhard Grube, pioneiro na troca de válvula aórtica por cateter, e o norte-americano Gregg Stone, referência de destaque em estudos de tratamento de doença mitral por cateter, também compartilharão seus conhecimentos com os colegas especialistas. 

A chefe do Serviço de Cardiologia do Hospital Moinhos, Carisi Polanczyk, ressalta a importância do evento para se discutir o que vem sendo feito no mundo inteiro na Cardiologia Intervencionista e ampliar o acesso de pacientes à medicina de ponta e técnicas menos invasivas. Além de reunir grandes nomes da cardiologia mundial, o evento é gratuito e online, uma rara oportunidade desse tipo para profissionais da saúde. “Temos uma tradição de medicina de excelência e bons resultados no tratamento de doenças cardiovasculares. O simpósio é uma ótima oportunidade de mostrar o que estamos fazendo aqui, de trocar conhecimento com nossos colegas, projetar e discutir tendências”, conclui a cardiologista.

O evento foi idealizado pelo Núcleo de Valvulopatia e Cardiopatia Estrutural e o Serviço de Cardiologia, Cirurgia Cardíaca e Vascular do Hospital Moinhos de Vento. O superintendente médico, Luiz Antonio Nasi, fará a abertura e participa das atividades. As inscrições gratuitas podem ser feitas no site da instituição, onde consta também a programação do evento. Todas as atividades terão tradução simultânea.

Nós utilizamos cookies neste site para melhorar a sua experiência de navegação e nosso desempenho, analisar como você interage em nosso site ou ainda para personalizar conteúdos. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.

REGISTRO DE INTERESSE

CONTATO