Conheça as especializações em Fisioterapia Hospitalar para ingressar na carreira da Terapia Intensiva

01/02/2021

NOTÍCIAS

Banner da notícia

Segundo a Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR), nos últimos anos o fisioterapeuta se tornou profissional protagonista no cuidado ao paciente crítico. 


Para os pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) receber tratamento adequado é de extrema importância na sua reabilitação. Tal tratamento deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar de saúde cuja atuação do profissional fisioterapeuta é indispensável.


O Papel do Fisioterapeuta no Cuidado ao Paciente Crítico


O principal objetivo do Fisioterapeuta na UTI é iniciar o processo de reabilitação para a retomada das condições funcionais prévias. Através de conhecimentos e habilidades específicas avalia a condição funcional momentânea do paciente. As propostas de intervenção estão atreladas principalmente a cuidados relacionados ao sistema ventilatório, neurológico e músculo-esquelético. 


As condutas baseiam-se em técnicas e recursos manuais que podem estar associadas ao uso de tecnologias. Estas inovações vão desde equipamentos que facilitam a respiração do paciente até aparelhos utilizados para colocar o paciente de pé.  


A Fisioterapia e a Covid-19


Na linha frente do combate ao coronavírus, o papel do fisioterapeuta intensivista se fez - e ainda se faz - mais do que necessário nos hospitais: é este profissional juntamente com a equipe médica que realiza todo o plano de manejo ventilatório do paciente, que pode estar em ventilação mecânica e posteriormente é o principal responsável pela retirada destes pacientes do respirador. Em razão do prolongado tempo de internação, os pacientes desenvolvem  perda de massa muscular acentuada e consequentemente  perda funcional significativa. Neste momento, a contribuição do fisioterapeuta se torna fundamental, onde através da mobilização precoce, exercícios de reforço muscular e estímulo à mobilidade visa a recuperação plena dos pacientes internados.


Por estas contribuições, faz-se extremamente necessária a presença do fisioterapeuta especialista na equipe que atende as Unidades de Terapia Intensiva.


Carreira Profissional


Com base no projeto de lei n.º 1.985, de 2019, a orientação do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional é de que haja a disponibilidade de um Fisioterapeuta para cada 10 leitos em UTIs e com a votação para o aumento de disponibilidade deste tipo de profissional nos hospitais de 18h para 24h por dia, é imprescindível a necessidade cada vez maior deste profissional. 

Atualmente, a especialização é um diferencial para ingressar nesta carreira e pensando nisso, a Faculdade Moinhos de Vento oferece os cursos de Fisioterapia Hospitalar e Terapia Intensiva Adulto e Fisioterapia Hospitalar e Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal.


Com quadro docente extremamente qualificado e que na sua grande maioria atua na assistência no próprio Hospital Moinhos de Vento, em conjunto as mais avançadas tecnologias, aliadas ao ambiente e sistema de trabalho de um dos melhores hospitais do Brasil com afiliação à Johns Hopkins, o alunos é preparado e estará apto para manejar o cuidado de pacientes extremamente graves. São contemplados também ao longo do curso os cuidados aos pacientes Neurológicos, Oncológicos, Cardiopatas, Ortopédicos, entre outros.


Em relação aos cursos, o Coordenador Assistencial e de Educação e Pesquisa  do Serviço de Fisioterapia do Hospital Moinhos de Vento, Leonardo Garcia enfatiza diversos diferenciais, sendo um deles a possibilidade do aluno participar de um Processo Seletivo para Bolsa de Estágio de 18 meses, atuando lado a lado as equipes assistenciais no ambiente hospitalar. “Esta é uma oportunidade única para um desenvolvimento técnico científico seguro e de qualidade que pode oportunizar ao aluno o ingresso ao mercado de trabalho”.


Pós-Graduação 2021


A Faculdade de Ciências da Saúde Moinhos de Vento está com inscrições abertas para as pós-graduações 2021. Para saber mais sobre informações sobre a carreira e os cursos da área da saúde, acesse o site: https://posgraduacao.faculdademoinhos.com.br/pos ou entre em contato através do (51) 3314.3690.


Nós utilizamos cookies neste site para melhorar a sua experiência de navegação e nosso desempenho, analisar como você interage em nosso site ou ainda para personalizar conteúdos. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.

REGISTRO DE INTERESSE

CONTATO