Hospital Moinhos de Vento e Faculdade Moinhos preparam programação especial para a Semana da Enfermagem

11/05/2021

NOTÍCIAS

Banner da notícia

Simpósio com palestras internacionais, Semana Acadêmica e atividades culturais farão parte de evento online aberto ao público


Um grupo de profissionais teve o seu protagonismo ainda mais evidenciado na pandemia: os enfermeiros e técnicos de enfermagem. Na linha de frente, eles são responsáveis por integrar equipes multidisciplinares, pacientes e familiares. No Hospital Moinhos de Vento, profissionais da enfermagem representam 42% de todo o quadro de colaboradores — ou seja, mais de 1.700 pessoas que atuam diariamente dedicadas ao cuidado integral do paciente.


Em reconhecimento à importância e à dedicação desses profissionais, o Hospital Moinhos de Vento e a Faculdade de Ciências da Saúde Moinhos de Vento realizam, mais uma vez, uma série de atividades em comemoração à Semana da Enfermagem. Com o tema "Inspire, Transforme, Inove, Cuide e Celebre", o evento acontecerá de 12 a 20 de maio e contará com uma intensa programação cultural, acadêmica e científica. 


A superintendente Assistencial e de Educação, Vania Röhsig, enfatiza que a enfermagem tem passado por grandes transformações nos últimos anos, e a sua relevância para o cuidado tem sido cada vez maior. “Temos orgulho de nossa enfermagem estudar, utilizar e criar protocolos baseados em evidências, sem abrir mão do cuidado humanizado e colaborativo para um olhar integral ao nosso paciente, aos familiares e demais colegas”, garante.


“Este evento servirá para compartilharmos o que foi construído neste último ano — um período tão difícil para todos nós. Construímos diversas parcerias entre as áreas e também entre instituições. Tudo isso em favor do nosso paciente”, destaca a gerente de Enfermagem do Hospital Moinhos de Vento, Rúbia Maestri. “Geramos inovação, mesmo em meio às adversidades. Será um prazer compartilhar com todos e crescermos juntos.”


Para a gerente de Educação do Hospital Moinhos de Vento e diretora da Faculdade, Susane Garrido, os eventos científicos trarão a oportunidade de troca de experiências e permitirão aos estudantes o contato com a realidade, em um momento desafiador como o atual. “Dessa forma, estamos compartilhando com a sociedade estudos, atividades de aperfeiçoamentos e desafios. Aproveitamos para aproximar os alunos da teoria à prática do dia a dia na instituição”, completa. 


VII Simpósio Internacional de Enfermagem

O VII Simpósio Internacional abordará os desafios da Enfermagem. Entre seus objetivos está a troca de conhecimento entre estudantes e profissionais. Os cuidados com pacientes e colaboradores durante a pandemia e as inovações para o setor serão alguns dos temas tratados no evento. A vice-presidente de Enfermagem do Johns Hopkins Health System, Deborah Baker, a professora de Enfermagem da Universidade de Toronto, Denise Gastaldo, e a diretora de Enfermagem da Rede UC Christus, Sonia Abad, são alguns dos convidados. Os encontros online estão marcados para 12  — Dia Mundial da Enfermagem — 13, 19 e 20 de maio.


I Semana Acadêmica da Enfermagem da Faculdade Moinhos

A I Semana Acadêmica da Faculdade de Ciências da Saúde Moinhos de Vento será realizada nos dias 17 e 18 de maio. Os alunos poderão apresentar projetos e cases em sessões de pôsteres dialogados e assistir a uma palestra da professora Ana Amélia Antunes Lima, da UFCSPA, sobre a preparação do profissional no modelo colaborativo em saúde. A atividade é aberta a estudantes de outras instituições de ensino.


Programação cultural

A programação cultural do evento iniciará no dia 14 de maio, às 19h30, com uma live do cantor Serginho Moah e Banda. No dia 20, acontecerá a entrega do Prêmio Dania — um programa de reconhecimento à excelência dos profissionais da Enfermagem do Hospital Moinhos de Vento. A premiação destacará tanto suas atuações tanto na experiência do paciente como nas ações de enfrentamento à pandemia de COVID-19.


O Prêmio Dania é uma homenagem à enfermeira Dania Rosania Gonzalez, que trabalhou no Hospital Moinhos de Vento por 39 anos. A enfermeira tinha por características a dedicação e o zelo pela profissão. Unindo ciência e coração, Dania é lembrada por todos como uma profissional que traduzia os valores do Hospital Moinhos de Vento e a excelência no cuidado em cada ação, sendo uma referência de exemplo a ser seguido na Enfermagem.


            As inscrições para a Semana da Enfermagem do Hospital Moinhos de Vento podem ser feitas neste link.


Nós utilizamos cookies neste site para melhorar a sua experiência de navegação e nosso desempenho, analisar como você interage em nosso site ou ainda para personalizar conteúdos. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.

REGISTRO DE INTERESSE

CONTATO