Faculdade Moinhos oferece curso de extensão em cirurgia robótica urológica em um dos mais inovadores programas do país

26/05/2021

NOTÍCIAS

Banner da notícia

Objetivo das aulas é apresentar, demonstrar e aplicar conceitos e técnicas em cirurgia robótica urológica, básica e avançada

 

 

A cirurgia robótica vem ganhando cada vez mais espaço na medicina. Nos Estados Unidos, por exemplo, 90% das cirurgias de câncer de próstata utilizam robôs. Esse método permite procedimentos menos invasivos e com incisões pequenas e de menor sangramento  — e, consequentemente, menor taxa de transfusão de sangue. Além disso, a recuperação é mais rápida, e possibilita a volta mais cedo dos pacientes a suas atividades habituais. Outra vantagem é uma menor incidência de infecções. 


 

??A Urologia é uma das especialidades médicas que mais utiliza a cirurgia robótica??. Entre as principais indicações do recurso na área, estão os pacientes com tumores de próstata, rins e bexiga. No entanto, segundo o chefe do Serviço de Urologia do Hospital Moinhos de Vento, Eduardo Franco Carvalhal, um dos problemas no desenvolvimento desse tipo de procedimento no Brasil reside na dificuldade de acesso ao treinamento dos cirurgiões. 


 

Visando maior qualificação de profissionais, a Faculdade Moinhos de Vento começou a oferecer para médicos urologistas a extensão em Cirurgia Robótica Urológica. O curso, organizado pelos médicos André Berger e Eduardo Carvalhal, que já está em sua segunda edição, tem como objetivo promover o conhecimento básico e avançado sobre o tema.


 

Para André Berger, chefe do Núcleo de Medicina do Moinhos e Professor de Urologia na University of Southern California em Los Angeles, os alunos do curso “têm a oportunidade de aprender tanto em aulas teóricas como práticas com alguns dos maiores especialistas do país e do mundo na área, tendo uma real imersão em cirurgia robótica durante o período do curso”. Berger tem uma das maiores experiências da América Latina e é um dos brasileiros pioneiros em cirurgia robótica.


 

De acordo com Carvalhal, ao final do curso, os alunos terão a possibilidade de iniciar o seu processo de certificação, estando elegíveis para realizarem cirurgias robóticas sob supervisão no Hospital Moinhos de Vento. O médico salienta que ações como essa são essenciais para o ensino de métodos que ganham cada vez mais relevância dentro das salas cirúrgicas. “Estar preparado para a medicina do futuro é um desafio cada vez maior para nós, profissionais. Mas a necessidade de procedimentos menos invasivos e mais resolutivos são realidade e demandam capacitação imediata”, afirma o urologista.



Berger reforça que no programa robótico urológico do Hospital Moinhos, são realizados procedimentos extremamente avançados, somente oferecidos em centros de referência mundial, com resultados oncológicos e funcionais que também estão entre os melhores do mundo. “Isso enriquece ainda mais a experiência dos alunos do curso de extensão, de forma intensa e inovadora”, afirma.


 

Curso possibilita imersão internacional


Composto por seis encontros mensais, nas sextas e sábados, das 7h às 18h, no Hospital Moinhos de Vento, o curso totaliza 120 horas. Além disso, serão 40 horas de simulação robótica em horário pré determinado e dedicado exclusivamente para cada aluno. Os profissionais terão ainda a opção de fazer uma imersão internacional na tecnologia. Esse módulo será realizado na University of Southern California (USC), em Los Angeles, instituição referência mundial em cirurgia robótica.

 


Para mais informações sobre o conteúdo, corpo docente, programação e inscrições, clique aqui.


Nós utilizamos cookies neste site para melhorar a sua experiência de navegação e nosso desempenho, analisar como você interage em nosso site ou ainda para personalizar conteúdos. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.

REGISTRO DE INTERESSE

CONTATO