Residência Médica: conheça os diferenciais da formação no Hospital Moinhos de Vento

08/10/2021

NOTÍCIAS

Banner da notícia

A Residência Médica é uma modalidade de ensino de Pós-Graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização, instituída pelo Decreto nº 80.281, de 1977. Cumprida integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao médico o título de especialista. Ainda segundo o Decreto, a Residência Médica acontece em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o “padrão ouro” da formação médica especializada.

Seguindo essa premissa, a Residência Médica do Hospital Moinhos de Vento oportuniza ao médico complementar a sua formação em uma instituição considerada referência em Medicina e Saúde, com todos os recursos técnicos e terapêuticos de excelência à disposição. Conforme o Dr. Luiz Antonio Nasi, Superintendente Médico do Hospital Moinhos de Vento, o aluno também tem contato com profissionais de alto gabarito técnico e preceptores (que são os médicos envolvidos na formação dos residentes). Todos com vasta experiência e currículo na área de Ensino e Pesquisa. As inscrições para o concurso de seleção de médicos residentes para 2022 já estão abertas, com o tema “Residência Médica 2022 – Sua Carreira nas Melhores Mãos”!

Principais diferenciais

“O Moinhos de Vento é reconhecido internacionalmente. Nossos médicos residentes têm a oportunidade de apreender e estabelecer vínculos com profissionais que são referências nacionais, com expertise mundial em suas áreas de atuação. Também vivenciam um ambiente que estimula inovação, pesquisa e medicina de ponta, assim como as que estão disponíveis nos melhores centros de saúde do mundo”, destaca Dr. Nasi.

Além disso, na Residência Médica do Hospital Moinhos de Vento, o médico recém-formado – ou o clínico que busca outra especialização – terá a oportunidade de fazer pesquisas com protocolos institucionais e parcerias nacionais e internacionais. Entre os maiores diferenciais, está o intercâmbio com a renomada Johns Hopkins Medicine, nos Estados Unidos. Convém lembrar que o Hospital Moinhos tem afiliação com a Johns Hopkins Medicine International, braço internacional da Johns Hopkins Medicine, desde 2013. Atualmente, esse vínculo é fortalecido por meio de eventos e discussões de caso com a participação de residentes.

Oportunidades dentro e fora do Hospital Moinhos de Vento

Após a conclusão do curso de Residência Médica, o candidato tem uma possibilidade concreta de integrar o quadro de colaboradores e do Corpo Clínico do Hospital Moinhos de Vento. “Hoje, inclusive, temos muitos egressos que já são colaboradores e participam ativamente do Corpo Clínico do Moinhos. No CTI (Centro de Terapia Intensiva), temos vários contratados que foram residentes da Terapia Intensiva e, agora, são intensivistas”.

“Também temos contratados na Emergência, nos Serviços de Nefrologia, de Oncologia, Pneumologia e em várias outras áreas importantes. Ou seja, essa é uma possibilidade concreta que, muitas vezes, não é oferecida em outros locais de Educação e Saúde”, ressalta. 

“Ainda temos alunos que fizeram a formação no Hospital e hoje ocupam cargos de chefia na área de Ensino e Pesquisa do próprio Moinhos e também em outras instituições admiráveis, tanto aqui no Brasil, quanto em outros países do mundo, como na Itália e Austrália”, observa o Superintendente Médico.

Da Residência à Gerência Médica do Hospital Moinhos de Vento

A Dra. Juçara Gasparetto Maccari fez Residência Médica em Terapia Intensiva (entre 2006 e 2007) e hoje é gerente médica e integra a Superintendência do Moinhos de Vento. “Tenho grande orgulho de ter complementado a minha formação em um Hospital reconhecido pela excelência. Tive como preceptores médicos de renome, com grande conhecimento e experiência. E pude acompanhar procedimentos diagnósticos e terapêuticos de ponta, o que possibilitou aplicar na prática as mais recentes evidências científicas”, garante Dra. Juçara.

Vale lembrar que, cursar a residência no Moinhos, é a oportunidade de formar-se num dos seis hospitais de excelência do País (por uma avaliação do Ministério da Saúde) e segundo melhor do Brasil, conforme os rankings especializados das revistas Newsweek e América Economia.

Inscrições abertas

O processo seletivo é realizado conforme normas e resoluções da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). A prova escrita tem peso de 90% e análise curricular, de 10%. As inscrições poderão ser feitas até o dia 20 de outubro. A prova está marcada para o dia 14 de novembro. O edital e mais informações estão disponíveis no site da Associação Médica do Rio Grande do Sul. Também podem ser feitas neste link: bit.ly/residencia-22

Nós utilizamos cookies neste site para melhorar a sua experiência de navegação e nosso desempenho, analisar como você interage em nosso site ou ainda para personalizar conteúdos. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.

REGISTRO DE INTERESSE

CONTATO